segunda-feira, 9 de maio de 2011

ATPS - ETAPA 4

Faculdade Anhanguera de Campinas

FAC III

Edward Furumoto 0901413362

Lucas Santana Melo 1099433969

Suelen Cosma de Camargo 0950168

Wagner Martins Barbosa 0919400026

ATPS – Etapa 4

Engenharia de Software e Análise de Projeto de Sistemas

Professora Tânia Regina Ramires Bezerra

5º Ciências da Computação

Campinas 2011

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 01 – funcionalidades para o botão “incluir” na tela de cadastro de clientes.

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão incluir na tela de clientes

PROCEDIMENTOS

1-o ator clica no primeiro botão da esquerda para a direita na parte superior da tela, embaixo da barra de menu.

RESULTADOS ESPERADO

O sistema deverá abrir uma tela de confirmação de inclusão de cliente e caso seja confirmado pelo ator, um novo código deverá ser apresentado no campo código e também liberado os campos para preenchimento dos dados do cliente.

DADOS DE ENTRADA

Nome, CPF/CNPJ, tipo de pessoa (física/jurídica), endereço completo (Av./Rua, número, complemento, bairro), CEP, UF, código da cidade e código do país.

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 02 – confirmação de dados obrigatórios ao clicar no botão “gravar”

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão gravar na tela de cadastro de clientes

PROCEDIMENTOS

1- o ator clica no segundo botão da esquerda para a direita na parte superior da tela, embaixo da barra de menu.

2-caso os dados que são obrigatórios estiverem corretos o sistema apresentará uma tela com uma mensagem confirmando a entrada dos dados no sistema.

RESULTADOS ESPERADO

O sistema deverá fazer uma confirmação se os dados obrigatórios: (Endereço completo, CPF ou CNPJ, e-mail, código da cidade)

DADOS DE ENTRADA

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 03 – gerar relatório de clientes com dados principais ao clicar no botão “visualizar”

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão visualizar na tela de relatório de clientes

PROCEDIMENTOS

1-o ator escolherá um cliente especifico ou todos.

2-pode escolher a forma de saída do relatório (código ou nome)

3- clica no botão visualizar

RESULTADOS ESPERADO

O sistema deverá imprimir na tela um relatório com os principais dados dos clientes, divididos em colunas com os respectivos valores e será ordenado de acordo com a forma de saída escolhida pelo autor.

DADOS DE ENTRADA

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 04 – funcionalidade do botão ”incluir” na tela de cadastro de serviços.

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão incluir na tela de cadastro de serviços

PROCEDIMENTOS

1-o ator clica no primeiro botão da esquerda para a direito localizado na parte superior embaixo da barra de menu do sistema.

RESULTADOS ESPERADO

O sistema deverá abrir uma tela de confirmação de inclusão de serviço e caso seja confirmado pelo ator, um novo código deverá ser apresentado no campo código e também liberado os campos para preenchimento dos dados do serviço

DADOS DE ENTRADA

Descrição do serviço, preço à vista e preço à prazo

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 05 – funcionalidade do botão ”excluir” na tela de cadastro de clientes

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão excluir na tela de cadastro de clientes

PROCEDIMENTOS

1-o ator clica no terceiro botão da esquerda para direita na tela de cadastro de clientes

2-caso o cliente tenha um histórico na empresa o sistema deverá apresentar uma mensagem dizendo que não poderá ser excluída e sim desativada.

3-se o ator colocar que concorda com a desativação o cliente será efetivada e o código de cliente por ser uma chave primária não poderá ser usada para outro registro de cliente.

4-caso o cliente não tenha histórico, o sistema executará uma instrução que excluirá do banco de dados os dados do cliente e o código ficará livre para que outro cliente possa ser cadastrado com esse código.

RESULTADOS ESPERADO

Exclusão ou inativação do cliente

DADOS DE ENTRADA

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 06 – funcionalidade do botão ”incluir” na tela de cadastro de produtos

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão incluir na tela de cadastro de produtos

PROCEDIMENTOS

1-o ator clica no primeiro botão da esquerda para a direito localizado na parte superior embaixo da barra de menu do sistema.

RESULTADOS ESPERADO

O sistema deverá abrir uma tela de confirmação de inclusão de produto e caso seja confirmado pelo ator, um novo código deverá ser apresentado no campo código e também liberado os campos para preenchimento dos dados do produto.

DADOS DE ENTRADA

Descrição do produto, código de tributação, NCM, preço à vista, preço à prazo.

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 07 – funcionalidade do botão ”excluir” na tela de cadastro de produtos

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão excluir na tela de cadastro de produtos

PROCEDIMENTOS

1-o ator clica no terceiro botão da esquerda para direita na tela de cadastro de clientes

2-caso o produto tenha um histórico na empresa o sistema deverá apresentar uma mensagem dizendo que não poderá ser excluído e sim desativado.

3-se o ator colocar que concorda com a desativação o produto será efetivada e o código do produto por ser uma chave primária não poderá ser usada para outro registro.

4-caso o produto não tenha histórico, o sistema executará uma instrução que excluirá do banco de dados os dados do produto e o código ficará livre para que outro produto possa ser cadastrado com esse código.

RESULTADOS ESPERADO

Exclusão ou inativação do produto

DADOS DE ENTRADA

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 08 – funcionalidade do botão “visualizar” na tela de relatórios de venda de produto

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão visualizar na tela de relatórios de venda de produto

PROCEDIMENTOS

1-o ator escolhe o período do relatório

2-poderá escolher a forma de saída do relatório (código ou nome)

3-clica no botão visualizar

RESULTADOS ESPERADO

O sistema deverá imprimir na tela um relatório de acordo com período escolhido pelo ator, a quantidade vendida, o valor unitário de cada produto e resultado de venda total do produto (valor unitário x quantidade vendida).

DADOS DE ENTRADA

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

CASO DE TESTE

CASO DE TESTE

CT 09 – funcionalidades para o botão “incluir” na tela de cadastro de usuários.

PRÉ-CONDIÇÕES

Ter clicado no botão incluir na tela de usuários.

PROCEDIMENTOS

1-o ator digitará o nome de usuário que deseja usar no sistema

2-digitará 2 vezes a senha para confirmação

3-escolherá o perfil do usuário

RESULTADOS ESPERADO

Cadastrar o usuário no banco de dados sistema com suas devidas funcionalidades

DADOS DE ENTRADA

Usuário, senha e nível de perfil do usuário.

CRITÉRIOS ESPECIAIS

Não se aplica

AMBIENTE

IMPLEMENTAÇÃO

Manual

ITERAÇÃO

1º iteração

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