CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Março 2011
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ENGENHARIA DE SOFTWARE E ANÁLISE DE PROJETO DE SISTEMA
Fabiano dos Santos Froza RA: 0919432914
Mayara Claro Grego RA: 0919436192
Rafael José Maria RA: 0901382072
Thiago de Marco Pinto RA: 0919440232
Rodrigo Maurício de Oliveira RA:0901344449
PROVET
Provet é um software desenvolvido para atender as necessidades de gerenciamento da clínica veterinária CLIVET (Clinica Veterinária), o mesmo armazenara dados e informações dos clientes e animais, e assim fazer com que essas informações se transformem na principal ferramenta de trabalho da equipe veterinária, possibilitando assim um rápido atendimento ao cliente.
O software utiliza banco de dados em mySQL para armazenar dados de clientes, fornecedores, produtos entre outros dados.
REQUISITOS FUNCIONAIS
Para acessar o sistema é preciso logar com usuário e senha.
Abertura do Sistema: Tela de Acesso ao sistema Acesso com usuário e senha.
Cadastros Básicos: Cadastro de Funcionários, usuários e senhas: O sistema deve realizar cadastro de Funcionários, usuários e senhas de acesso ao sistema, Controle de permissões do nível de acesso de cada usuário cadastrado, os funcionários são cadastrados separados por funções.
Cadastro de Clientes: O sistema deve realizar cadastro de dados cadastrais do cliente, Informações adicionais, limite de crédito, Animais do cliente.
Cadastro de Animais: O sisteme deve realizar cadastro de dados cadastrais do animal, Observações do Animal, Álbum de fotos é possível adicionar infinitas fotos do animal.
Cadastro de Fornecedores: O sistema deve realizar cadastro de dados cadastrais do fornecedor, Histórico de compras do fornecedor, aqui é exibido todas as compras realizadas com este fornecedor, Ficha cadastral do fornecedor, é possível imprimir todos os dados do fornecedor para arquivar em uma ficha.
Cadastro de Produtos: O sistema deve realizar a Listagem / Pesquisa de Produtos, os produtos são separados por grupos, Dados cadastrais de um produto, Histórico de compras do produto, Histórico de Vendas do produto, Movimentação de Estoque do produto (compras, vendas, ajuste de estoque e devolução).
Controle de Estoque: O sistema deve realizar o lançamento de Notas de compra (entrada de produtos no estoque): Listagem de todas as notas de compras lançadas no sistema, Registrando uma nota de entrada de mercadorias, Programando pagamentos de uma compra de produtos.
Ajuste de Estoque (quantidades e preços) e Reajuste automático de preços: Ajuste de estoque, aqui você pode alterar preços e quantidades de estoque dos produtos de uma forma rápida e eficiente, Reajuste automático de preços, você informa os parâmetros e o sistema recalcula os preços.
Dados de Vendas: O sistema deve cadastrar abertura de caixa, Registrando a venda de um serviço, escolhendo funcionário que executou e determinando sua comissão, Integração com o módulo de agenda, Fechamento do caixa.
Impressão de Etiquetas de código de barras dos produtos: Seleção de Produtos e quantidade de etiquetas para cada produto, Seleção do modelo de etiqueta (todos modelos podem ser personalizados), Visualização da impressão de etiquetas.
Contas a pagar (integrado com compras de produtos): Calendário de contas a pagar, Dados de uma conta a pagar, Relatórios de contas a pagar.
Contas a Receber (integrado com débitos dos clientes): Calendário de contas a receber, Listagem geral de contas a receber, Dados de uma conta a receber.
Listagem da agenda: Grade de exibição dos serviços agendados por data e horário, Listagem geral de serviços agendados, Agendando um serviço (com impressão de comanda para uso interno), Agenda de Telefones.
Relatórios do sistema:
Modulo de Relatórios: Todos os relatórios podem ser gerados e exportados no formato do Microsoft Excel.
Módulo de Segurança:
Backup: O sistema deve possuir mecanismos para realizar Backup da base de dados.
| VANTAGENS | DESVANTAGENS |
PROVET STANDARD | CUSTO BAIXO | POUCO RECURSO |
PROVET PREMIUM | CUSTO BENEFICIO | SEM SUPORTE A ATUALIZAÇÕES POSTERIORES |
PROVET GOLD | SUPORTE A ATUALIZAÇÕES SEM CUSTOS | NÃO TEM |
Abertura do Sistema: Constara dois icones para acesso: acesso administrador e funcionarios.
Acesso administrador: Poderá acessar todas as areas do software ativando e desativando acessos, relatorios de clientes, financeiro e estoque.Podendo realizar qualquer tipo de alteração nas informações.
Será o administrador que dara a cada funcionario cadastrado o nivel de acesso permitido por cada um deles no sistema.
Tabela de prioridades:Nivel | Tipos de permissões |
1 | - Permite cadastrar dados de clientes; - Cadastrar dados dos animais; - Alterar informações de ambos; - Abertura de caixa ; - Registrar vendas produtos/serviços - Selecionar qual vendedor foi responsavel pela negociação |
2 | - Permite acesso a todos os ambientes do software |
Requisitos que o software permitirá:*Gerara código do cliente no momento da conclusão do cadastro.
*Inserir: Dados do cliente (nome completo, endereço , CPF , RG, telefone fixo , telefone movel, e-mail).
Dados do animal (nome, idade, raça, data de nascimento, foto do animal).
Observações que sejam pertinentes da vida do animal.
Alterar: Dados do cliente (nome completo, endereço , CPF , RG, telefone fixo , telefone movel).
Dados do animal (nome, idade, raça, data de nascimento, foto do animal).
Ficha cadastral de fornecedores;
Produtos;
*Excluir:Dados do animal (nome, idade, raça, data de nascimento, foto do animal).
Ficha cadastral de fornecedores negativados;
Produtos não mais comercializados
*Impressão:Ficha cadastral do cliente:
Ficha cadastro do animal;
Ficha cadastral de fornecedores;
Extrato de caixa diario e mensal;
Relação de produtos;
Notas de compras;
Notas a pagar;
Valores a receber;
Agenda de serviços;( com o codigo do cliente, nome do animal e horario agendado e o tipo de serviço).
Manutenção:
Software de facil manuseio com resposta rapida as consultas em até 20 segundos em caso de pane no sistema a manutenção possuo a previsão de restabelecimento em até 06 horas.
Segurança: Utiliza sistema de login e senha com restrição de prioridades de acesso aos arquivos de acordo com cada registro de usuario, possui backup programado automatico para o servidor.
Requisitos | Nivel de prioridade |
Código de cliente | 1 |
Dados do cliente | 2 |
Dados do animal | 1 |
Ficha cadastral de fornecedores negativados | 3 |
Produtos | 1 |
Produtos não mais comercializados | 2 |
Extrato de caixa diario | 1 |
Notas de compras | 1 |
Notas a pagar | 1 |
Valores a receber | 1 |
Agenda de serviços | 2 |
Manutenção | 1 |
Segurança | 1 |