segunda-feira, 21 de março de 2011

[Seminário] Prototipação no Desenvolvimento de Software

Engenharia de Software
Prototipação no Desenvolvimento de Software

Nome: Douglas Guilherme Martins 1099266349
Avelino Fernandes Neto 0950115

Prototipação no Desenvolvimento de Software
De maneira geral a Prototipação é positiva, trazendo melhoria na facilidade de uso do sistema, maior aproximação do sistema com as necessidades dos usuários, melhoria da qualidade do projeto, facilidade de manutenção e redução no esforço de desenvolvimento. Entretanto, não pode ser um processo que tome muito tempo nem esforço dos programadores. A prototipagem de sistemas tem se tornado uma pratica cada vez mais comum entre os desenvolvedores, e tem se mostrado uma alternativa interessante para a solução de vários problemas. Tem como objetivo validar os requisitos, abordar questões de interface, e avaliar tanto a viabilidade quanto a complexidade do sistema.

Protótipos de Baixa Fidelidade
Este tipo de prototipagem é aquela onde o protótipo não se assemelha com o produto final, serve somente de base para criticas. Pode ser realizado de varias formas, como ferramentas próprias ou ate um esboço feito com papel e caneta. Esse tipo se encaixa mais facilmente na fase inicial de desenvolvimento, onde ainda cabe a compreensão dos requisitos. São fáceis de construir, de custo muito reduzido, de produção extremamente rápida.

Protótipos de Media Fidelidade
Esses protótipos já possuem um nível de detalhamento maior do que os de baixa fidelidade,
porem já possuem algumas definições importantes tanto para o usuário quanto para o desenvolvedor. São feitos por ferramentas mais especificas, pois
não são somente esboços e, por isso, devem seguir critérios Nele o usuário consegue visualizar um futuro para o seu produto e o desenvolvedor já tem uma previa do produto final, e sua construção é rápida e fácil.

Protótipos de Alta Fidelidade
São aqueles que assemelham bastante ao produto final. Servem especialmente para o teste de
componentes e a solução de problemas técnicos. Um protótipo desse tipo permite pensar nos detalhes do produto bem mais a fundo do que com especificações no papel, e reduz significativamente o tempo de desenvolvimento do produto final, pois ele já esta bem mas definido, e vários problemas já foram sanados antecipadamente na contrição do protótipo Esse protótipo visa economizar mão de obra, tempo e dinheiro.

Prototipação Throw-Away (Descartável)
Esse tipo é utilizado especialmente durante a fase de levantamento de requisitos. O desenvolvedor gera uma documentação provisoria, cria um protótipo baseado nesta documentação para obter novos requisitos e validar os já implementados. Esse processo não usa a tecnologia de desenvolvimento final, e sera descartado após cumprida suas finalidades. A utilizacão desse método tem como intuito refinar a documentação para gerar qualidade
para o produto.

Prototipação Evolutiva
A prototipifica evolutiva, é utilizadas em protótipos que, através de incrementos, evoluirão ate o sistema final. São requisitos já compreendidos, visto que a Evolutiva é um método que visa a redução de custo e de tempo.
*mostrar exemplo na lousa.

Wireframes
Wireframes são documentos elaborados durante a fase de especificação de um projeto Web com o objetivo de registrar e esclarecer questões de interface, navegabilidade e usabilidade. O projeto de Wireframe pode ser considerado como um protótipo de baixa, media e alta fidelidade, podendo ser de um simples esboço ou até um contento localização, tamanho de janelas e tipos de fontes. A escolha destes atributos deve ser cuidadosa pois, dependendo dela, o projeto pode ficar muito “pobre” ou com muitos detalhes, limitando o designer a usar a criatividade.

A Ferramenta de Prototipação Axure
O Axure permite que se crie um diagrama de fluxo dos seus protótipos, protótipos do tipo wireframe e um documento de especificação contendo os detalhes dos campos existentes nas paginas dos protótipos, alem de projetos que podem ser compartilhados. Os protótipos gerados pelo Axure são paginas do tipo HTML, que podem, dependendo do projeto, ser usadas como base para a criação das paginas reais do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário