segunda-feira, 18 de abril de 2011

ATPS – Etapa 3

Faculdade Anhanguera de Campinas FAC III Edward Furumoto 0901413362 Lucas Santana Melo 1099433969 Suelen Cosma de Camargo 0950168 Wagner Martins Barbosa 0919400026 ATPS – Etapa 3 Engenharia de Software e Análise de Projeto de Sistemas Professora Tânia Regina Ramires Bezerra 5º Ciências da Computação Campinas 2011 Sumário Introdução 3 Entrevista com cliente 4 Requisitos funcionais 5 Perfis de usuários 7 Glossário 8 Introdução Desenvolver softwares com qualidade, eficiência, que atenda aos anseios dos usuários, sem se esquecer dos custos e prazos acordados são um dos maiores desafios dentro da área da computação. Engenharia de Software é um ramo da ciência da computação que determina a metodologia de desenvolvimento e de manutenção de sistemas. Quando se pensa em desenvolver uma solução computacional o profissional deve aplicar diversos conhecimentos que vão desde quais metodologias de desenvolvimento serão escolhidas para o projeto, passando pela elaboração dos requisitos, análise, codificação, testes, implementação e manutenção do produto desenvolvido. Quando se pensa em escolher uma metodologia que seja a mais indicada para um determinado projeto, devem-se aplicar os conhecimentos adquiridos em relação às diversas técnicas de desenvolvimento. Além de se escolher a melhor metodologia, a equipe deve levar em consideração as melhores práticas para se realizar a etapa da codificação e teste do produto. Neste campo, também existem algumas opções como a análise estruturada e a orientada a objetos. O plano de testes é outro ponto muito importante que não pode ser deixado de lado. Em muitos cenários pode-se observar que a equipe de desenvolvimento acaba relegando a segundo plano os testes do produto. E, por causa desta visão, o produto final pode apresentar sérios problemas a ponto de ser rejeitado pelo usuário por não atender às suas expectativas. O nosso desafio consiste em desenvolvermos um projeto envolvendo as etapas referentes à engenharia de software e análise de sistemas. Para tanto, deve-se montar uma equipe de 3 a 5 alunos para que a troca de conhecimentos e experiências propicie, ao final desta atividade, uma proposta de desenvolvimento de software coerente e concisa como solução ao problema proposto. Entrevista realizada com a CLIVET Qual a necessidade real da Clínica CLIVET? Um sistema para controle de cliente, serviços, produtos e financeiro. Somente estas necessidades? Sim. Qual o tempo para desenvolvimento e implantação? O mais rápido possível. Podemos implantar o sistema por parte e incrementá-lo? Sim. Há disponibilidade da sua participação no projeto? Sim. Qual é a quantidade de clientes, tipos de serviços e produtos? Hoje temos em torno de 500 clientes, oferecemos 100 tipos de serviços e 500 produtos diferentes. Pretendem aumentar esses números? Sim, em 1000%. Pretende abrir outra clínica? Não. REF. FUNÇÃO Grau RF01. 1 Tela para cadastro de clientes poderá incluir, alterar ou excluir dados do cliente, como: Nome, CPF/CNPJ, tipo de pessoa (física ou Jurídica), Endereço completo ( Av /Rua, nº, complemento), código da cidade, UF, CEP, Bairro, código do país. 1 RF01. 2 Código do cliente deve ser fornecido pelo próprio sistema e não deve ser alterado ou excluído após que tenha um histórico com a empresa. 1 RF01. 2 O cadastro do cliente deve exigir alguns dados obrigatórios como (Endereço completo, CPF ou CNPJ, e-mail, código da cidade), para que caso haja necessidade de emissão de nota fiscal eletrônica esses dados são indispensáveis. 1 RF01. 3 Relatório que mostre todos os clientes com seus principais dados cadastrais citados na RF01.1, que poderá ser usado para emissão de etiquetas e mala-direta 2 RF02. 1 Tela para cadastro de serviços poderá incluir, excluir ou alterar um serviço. Cadastrar dados como: descrição do serviço e preço. 1 RF02. 2 Sistema deve gerar um relatório de serviços com seus respectivos preços para que seja enviado aos clientes. 2 RF02. 3 Código de serviço deve ser fornecido pelo próprio sistema. 1 RF03. 1 Tela de cadastro de produtos poderá incluir, alterar ou excluir dados como: descrição, código de tributação, NCM e preço. Deverá apresentar um Text field com a quantidade em estoque do produto, não poderá ter alteração neste campo. 1 RF03. 2 Código de produtos deve ser fornecido pelo próprio sistema e não deve ser alterado ou excluído caso haja histórico de compra ou venda do mesmo. 1 RF03. 3 O sistema deve ter uma tela para lançamento de compra de produtos. Será lançada de acordo com a nota fiscal do fornecedor, por isso a tela de compra deve receber os respectivos dados passados pela nota. 1 RF03. 4 Relatório de venda de produtos, por dia ou um período especifico. 2 RF03. 5 Sistema deve gerar um relatório de produtos com seus respectivos preços para que seja enviado aos clientes. 2 RF04. 1 Relatório de fechamento de caixa deverá conter informações de todos os lançamentos feitos no dia e no final, calcular entradas e saídas e mostrar o resultado final do dia. 1 RF04. 2 Tela para cadastro de conta corrente poderá incluir, alterar ou excluir uma conta corrente e pedir ao usuário que forneça os dados como: descrição da conta, tipo de conta corrente (caixa geral ou bancária). Apresentar em um Text field o saldo da conta e este campo não poderá sofrer alterações. 2 RF04. 3 O código de conta corrente deverá ser fornecido pelo sistema, iniciando pelo código 2, pois o código 1 será do caixa geral e receberá todos os movimentos diários. 1 RF05. 1 Tela para inventário de produtos apresentará uma coluna com o nome do produto, quantidade contábil (fornecida pelo sistema), quantidade escritural (que o cliente digitará) e uma coluna de diferença que será negativa ou positiva caso haja. 2 RF05. 2 O sistema deve gerar um relatório de trilha de auditoria, mostrando todas as alterações, inclusões, exclusões feitas, descriminando o usuário a data e o horário da determinada ação realizada no sistema. 1 RF05. 3 Tela de cadastro de usuários do sistema poderá incluir, excluir ou alterar um usuário. Dados solicitados nessa tela, são: nome e tipo de usuário. 1 RF05. 4 Cadastro de usuário deverá ter 4 tipos de usuário sendo que “máster” é o mais completo e possui todo acesso e permissão para fazer qualquer tipo de alteração, modificação e exclusão no sistema. 1 Usuário Requisito Funcional Ações Master Sem restrição para uso do sistema Insere, exclui, altera, consulta. Administrador Cadastro de Clientes (RF01.1) Insere, exclui, altera Supervisor Cadastro de Clientes Altera Operador Cadastro de Clientes Insere Master Relatório de Clientes (RF01.3) Consulta Supervisor Relatório de Clientes Consulta Operador Relatório de Clientes Consulta Master Cadastro de Serviços (RF02.1) Insere, exclui, altera Supervisor Cadastro de Serviços Insere Operador Cadastro de Serviços Insere Administrador Relatório de Serviços (RF02.2) Consulta Supervisor Relatório de Seviços Consulta Operador Relatório de serviços Consulta Administrador Cadastro de Produto (RF03.1) Insere, exclui, altera Supervisor Cadastro de Produto Altera Operador Cadastro de Produto Insere Administrador Lançamento de Compra de produto (RF03.3) Insere, exclui, altera Supervisor Lançamento de Compra de produto Insere Operador Lançamento de Compra de produto Insere Administrador Relatório de Produtos (RF03.5) Consulta Supervisor Relatório de Produtos Consulta Operador Relatório de Produtos Consulta Administrador Relatório de Venda de Produtos (RF03.4) Consulta Supervisor Relatório de Venda de Produtos Consulta Operador Relatório de Venda de Produtos Consulta Administrador Relatório de Fechamento de Caixa (RF04.1) Consulta Supervisor Relatório de Fechamento de Caixa Consulta Operador Relatório de Fechamento de Caixa Consulta Administrador Cadastro de Conta Corrente (RF04.2) Insere, Exclui, Altera Supervisor Cadastro de Conta Corrente Insere Operador Cadastro de Conta Corrente - Administrador Inventário (RF05.1) Insere, Exclui, Altera Supervisor Inventário Altera Operador Inventário Insere Administrador Trilha de Auditoria (RF05.2) Consulta Supervisor Trilha de Auditoria - Operador Trilha de Auditoria - Administrador Cadastro de usuário (RF05.3) Altera Supervisor Cadastro de usuário - Operador Cadastro de usuário - GLOSSÁRIO TERMO DESCRIÇÃO SINÔNIMOS NCM Nomeclatura comum do Mercosul deve ser informado para os produtos na Nota Fiscal Eletrônica TextField Componente de texto que permite edição de uma única linha Campo de texto Inventário Relação de quantidade existente e o local onde se encontra Trilha de auditoria Relatório minucioso de todas ações realizadas dentro do sistema DANFE Instrumento auxiliar para consulta da NF-e Documento auxiliar da Nota fiscal eletrônica Backup Cópia de segurança Porta 4545 Ponto físico (hardware) ou lógico (software), no qual podem ser feitas conexões, ou seja, um canal através do qual os dados são transferidos entre um dispositivo de entrada e o processador ou entre o processador e um dispositivo de saída. IP Protocolo de Internet (em inglês: Internet Protocol, ou o acrónimo IP) é um protocolo de comunicação usado entre duas ou mais máquinas em rede para encaminhamento dos dados. E, o endereço IP (Internet Protocol), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. Quantidade escritural Quantidade que é resultado da contagem do funcionário. É o que consta no estoque físico. Quantidade contábil Quantidade que o sistema fornece, mediante os lançamentos de compra/venda dos produtos. Código de tributação Faixa de tributação que o produto se encaixa

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