terça-feira, 5 de abril de 2011

Comunicação no Processo de Software

(Comunicação de maneira simples)


O processo de comunicação em todos os casos, sem exceção, precisa de um transmissor e um receptor, precisa ser bem transmitido e bem recebido. Na visão mais simples e conhecida é aquele que todos vivenciamos desde crianças, aquele no qual nossos pais falavam e nós ouvíamos. Também fazemos uso do simples processo de comunicação agora, o autor escreve (transmite) e os leitores lêem (recebem). Existe ainda um elemento que deve ser acrescentado ao processo de comunicação, a interferência. A interferência prejudica a recepção da mensagem ou modifica o seu significado. Em todo processo de comunicação, simples ou não, existe a interferência em maior ou menor grau.
Após as explicações anteriores alguns poderiam me dizer: “mas isto não é novidade para ninguém”. Realmente é um processo singelo e sem dificuldades para o entendimento, agora me dizendo “mais isto não é novidade para ninguém” transformamos o que até aqui era um processo de comunicação básico em um processo de comunicação eficaz.
A comunicação eficaz consiste em transmitir a mensagem ao receptor e receber do receptor o que foi entendido da mensagem, o que hoje em dia é conhecido largamente no âmbito corporativo como “feedback”. “É o retorno com relação ao recebimento e entendimento da mensagem: é a certeza de que o receptor recebeu a mensagem e a compreendeu. Isso eliminaria a ocorrência de interferência, tornando a comunicação eficaz” (Griffin 2006).
Apesar de ser um processo simples, nem sempre a mensagem enviada é igual à mensagem recebida, temos o exemplo claro da brincadeira “telefone sem fio” que só permite o “feedback” do ultimo receptor no final da brincadeira. Alguém já participou de uma brincadeira desta que teve em seu fim a mesma mensagem transmitida no inicio?
Para uma comunicação de fato eficaz é necessário que a mensagem seja bem transmitida, bem recebida e possua o retorno que, por sua vez, deve novamente ser bem transmitido e bem recebido.
Temos um bom exemplo de mensagem bem transmitida em nossa aula de “Sistemas Operacionais” (Profº Anderson). Façam um comparativo da dificuldade que teríamos para entender a aula de “Gestão do Processador”, políticas preemptiva e não preemptiva, se ele substituísse seus bons e velhos desenhos no quadro (ou exemplos com “Foguinho processador” e “Samir processo”) por um slide cheio de textos teóricos a respeito do assunto.
O analista de requisitos é o personagem principal no que diz respeito à comunicação no processo de software. Grande parte, diria de 90% a 100% da comunicação entre cliente e desenvolvedor é feita através do analista.
Com base nas linhas anteriores vamos imaginar um cenário (fictício) de comunicação básica e um cenário (fictício) de comunicação eficaz entre cliente, analista e desenvolvedor e seu resultado final:

Comunicação Básica:

Cliente Transmite:
“Preciso que meu sistema de cadastro de alunos, ao final dos cadastros, envie os dados de confirmação de cadastro por e-mail para os alunos”.

Analista Recebe e Transmite ao Desenvolvedor:
“O sistema envia os dados de cadastro para os alunos por e-mail”.

Desenvolvedor Recebe e Desenvolve:
“O sistema envia os dados de cadastro para os alunos por e-mail”.

Sistema: Sistema envia os dados de todos os cadastrados para o aluno por e-mail.

Vemos que neste caso ao transmitir o cliente acredita que sua mensagem foi bem recebida e o analista, por sua vez, acredita que o desenvolvedor recebeu corretamente a mensagem.

Agora o cenário de Comunicação Eficaz:

Comunicação Eficaz:

Cliente Transmite:
“Preciso que meu sistema de cadastro de alunos da faculdade, ao final dos cadastros, envie os dados de confirmação de cadastro por e-mail para os alunos”.

Analista Recebe e Confirma com o Cliente:
“O sistema envia o cadastro para o aluno por e-mail para conferência dos dados ou apenas uma mensagem de confirmação de cadastro?”.

Cliente Confirma ao Analista:
“O sistema envia apenas uma mensagem de confirmação de cadastro, pois a conferência é feita pessoalmente no momento da assinatura do contrato.”

Analista Recebe e Confirma com o Cliente:
“O sistema envia uma mensagem de confirmação de cadastro por e-mail para o aluno logo após o seu cadastro”.

Cliente Confirma com o Analista:
“Correto”.

Analista Transmite ao Desenvolvedor:
“O sistema envia uma mensagem de confirmação de cadastro por e-mail para o aluno logo após o seu cadastro”.


Desenvolvedor Recebe e Confirma com o Analista:
“O sistema envia apenas uma mensagem de confirmação de cadastro por e-mail para o aluno logo após o seu cadastro?”.

Analista Recebe e Transmite ao Desenvolvedor:
“Correto”.

Desenvolvedor Recebe e Desenvolve:
“O sistema envia apenas uma mensagem de confirmação de cadastro por e-mail para o aluno logo após o seu cadastro”.

“Sistema: Envia apenas uma mensagem de confirmação de cadastro por e-mail para o aluno logo após o seu cadastro”.

Já neste caso a informação é recebida de forma errada, mas corrigida em seguida graças ao retorno dispensado, e o projeto anda conforme as especificações do cliente.
Não só no processo de software, mas em todas as áreas, a comunicação eficaz é uma ferramenta de suma importância visto que ela dita o rumo e fim que os projetos terão.

Por fim, fale de forma clara, escute com atenção e questione.

Comunique-se com eficácia!

Rodrigo Mauricio de Oliveira – RA: 0901344449

Nenhum comentário:

Postar um comentário