segunda-feira, 11 de abril de 2011

[Seminário]

Avaliação de Usabilidade em Interfaces Touch Screen
Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.

Nesse artigo iremos discutir e explorar experiências e percepção do usuário no uso da adoção de novas tecnologias.


Na criação de novos produtos requer preocupação constantes com o usuário final. O sucesso de novos produtos não depende apenas de esforços da equipes de propaganda e marketing, mas também na inovação que as empresas colocam em seus produtos, isso demonstra o quanto a empresa esta preocupada com usuário, é a parte mais importante dos negócios. E esses aspectos estão diretamente relacionados com usabilidade. A usabilidade deve ser avaliada não apenas quando o produto está pronto, mas também durante todo processo de desenvolvimento,visando assegurar o nível desejado de usabilidade, ocorrendo assim a satisfação do usuário.


Preocupação com a User Experience



User Experience abrange todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos:

1- O tipo de produto a ser desenvolvido(para o usuário);

2- A informação que será apresentada(ao usuário);

3- A interface de usuário do produto (ou serviço);

4- O padrão do produto (ou serviço) pelo usuário;

5- A interação do usuário com produto.

Observa-se que o usuário final busca em um produto ou serviço é, eficiência, satisfação e atingir objetivos que atendam suas necessidades de maneira mais subjetiva do uso do produto ou serviço.

Avaliação de Usabilidade


Os métodos que podem ser empregados para a avaliação da usabilidade de produtos, tem-se a avaliação de conceitos e testes com usuário, sendo que esses dois métodos se complementam e visão inspecionar a usabilidade do produto.

O teste de usabilidade, visa medir a taxa de sucesso que os usuários conseguem utilizar e, ou, aprender a usar um produto ou serviço para realizar tarefas.

Vale ressaltar que a realização de testes com usuário de suma importância, pois servem para apoiar a inspeção de usabilidade em interfaces touch screen.

Avaliação de Usabilidade em Interfaces Touch Screen


Interfaces de usuário touch screen são interfaces que permitem ao usuário ter uma interação direta com as funcionalidades de um dispositivo. Esse tipo de interface, praticamente, não requer esforço do usuário para ter acesso as funcionalidades do dispositivo, trata-se de uma interface de interação direta e rápida, mas também tem seus defeitos.

Não se deve considerar a interface touch screen em solução universal, que possa ser empregada em todo produto.Possuí algumas limitações como:

1- Dimensões pequenas dos elementos de interação;

2- Toque com acionamento acidental de funcionalidades;

3- Interação com a interface de usuário,puramente, sequencial, tornando o sistema mais lento comparados a outros estilos de interação;

4- Necessidade de esforço adicional para entrada de muitos dados através de muitos toques na tela.

De um modo geral, os testes de usabilidade têm por objetivo coletar dados durante o teste aos quais são analisados e interpretados.

Há quatro propriedades que devem ser consideradas,analisadas e interpretadas durante a inspeção de usabilidade:

1- Usefulness: verifica se a interface é aceitável e se corresponde as necessidades do usuário;

2- Effectiveness: verifica se a interface é fácil de usar;

3- Learnability: verifica se a interface é fácil de aprender e usar,possiblitando o usuário migrar de novato a perito;

4- User Satisfaction: verifica se o usuário considera a interface agradável a ponto de utliza-lo.

Conclusão


User Experience

É considerar o usuário final de um produto,ajudando-o a utilizar um produto e fazendo-o melhorar seu desempenho no uso do produto.Prover suporte à user experience em produtos requer do projetistas a capacidade de entender e ‘entregar’ o que GHANDI expressou,trabalhar em conjunto com o usuário antes,durante e depois do desenvolvimento do produto,identificando suas necessidades,tentando capturar o modelo mental do usuário.


Portanto,considerar um user experience é colocar o usuário como participante ativo do processo de ‘construção’ de um produto e , mais especificamente, de sua interface(de usuário)



Carlos Galvão RA 0943475647



Estevan Caetano RA 0991003743

Nenhum comentário:

Postar um comentário