segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

[ATPS]

ATPS – Engenharia de Software
Etapa 1
FAC 3
Nome: Anderson Ricardo Paublo RA:0901381748
Nome: Felipe Augusto Aparicio RA: 0916396398
Nome: Hildebrando Pedroni RA: 1001757638
Analisamos os requisitos necessários para uma clinica veterinária, e chegamos à conclusão que um software para tal área necessita dos seguintes requisitos:
Cadastro
- Clientes
- Fornecedores
- Funcionários
- Animal

Produtos
- Estoque de produtos completo com fotos e estoque para venda
- Ficha técnica
- Preços

Vendas
- Entrada e saída de estoque
- Contas a pagar
- Baixa em contas a pagar

Senha
- Permite que o proprietário monitore o acesso de seus funcionários
Opções de filtragem
Gráficos
Fluxo de caixa previsto e realizado
Consultas
- Agendamento de consultas
- Agendamento de cirurgias
- Relatórios e históricos de consulta
Características das metodologias.
CASCATA
PROTOTIPAÇÃO
SCRUM
Exige extensa documentação:
P
P
PP
Software é facilmente modificado / expansível
PP
P
P
Gerar um protótipo / beta:
NP
P
P
Cálculo do fator risco:
NP
NA
P
Fácil cálculo do tempo de entrega do software
PP
NA
P
Vantagens e desvantagens das metodologias propostas.
VANTAGENS
DESVANTAGENS
CASCATA
Baixo overhead: Não se gasta tempo em planejamento, documentação, garantia da qualidade e outras atividades - o enfoque único é na codificação;
. Não exige muita experiência dos desenvolvedores.
Projetos reais raramente seguem o fluxo seqüencial que o modelo propõe; logo no inicio é difícil estabelecer explicitamente todos os requisitos; demora para a entrega do produto.
PROTOTIPAÇÃO
Cliente tem interação com um protótipo no meio do processo; o protótipo pode servir para levantamento de requisitos.
Cliente acaba usando apenas o protótipo como produto final; desenvolvedor freqüentemente faz uma implementação comprometida, e acaba se familiarizando e usando os mesmos recursos para o produto final.
SCRUM
Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento; Transparência no planejamento e desenvolvimento;
Necessita de bons programadores; Product Owner ausente; Desvio de Blocks; Falta de requisitos
Depois de uma série de conclusões optaremos pelo método cascata, pelo fato de darmos o enfoque total a codificação e pelo fato de não exigir muita experiência dos desenvolvedores. Esse modelo foi alinhado junto às expectativas do cliente e foi dado o de acordo para a iniciação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário