Engenharia de Software
Nomes: RA:
Cinara Saraiva Cardoso 0901345894
Kivia F. Azevedo Ramos 2507415553
Campinas, São Paulo – Fevereiro 2011
SCRUM - Erros Comuns na tentativa de implantar SCRUM em time Ageis.
Na implatação do Scrum não é dificil de percebermos alguns fatores que podem atrapalhar a entrega e o insucesso dos projetos.Lembrando que todo metodologia a ser desenvolvidade deverá seguir suas caracteristicas senão concerteza iremos ter contratempos.
Principais problemas:
Product Owner ausente;
A não presença de um Product Owner pode acarretar varios blocks (bloqueios) no decorrer do desenvolvimento do projeto e atrasar a entrega do mesmo.
Geralmente isso ocorre devido nao disponibilizarmos de profissionais capacitados alocados nesta função, geralmente um unico Product Owner atende varios projetos ao mesmo tempo, devido a isso pode ocorrer demora nas soluções do blocks.
É necessario ter um product Owner presente em todas as reuniôes diarias e principalmente nas Planning , pois é nelas que todas as dúvidas sobre as regras de negocios sao esclarecidas.
Desvio de Blocks:
É quando o time vem trabalhando em ritmo acelerado e acontece um desvio de dois ou tres dias, ficando impossibilitados de trabalhar devido a falta de dados necessarios para que possam cumprir as tarefas designadas.
Solução recomendada:
O SRUM Master trabalhar mais proximo do Product Owner , na função de auxiliar e conseguir informações necessarias para desbloquear o time.
Falta de requisitos:
Também afeta e envolve diretamente o trabalho do Product Owner são requisitos mal escritos, eles possuem um papel fundamental no SCRUM. As estorias servem como base para o trabalho tanto durante o desenvolvimento quanto para os testes de software e a validação e homologação.
Elas devem ser feitas resumidamente , mas não podem deixar de conter as informações necessarias para o bom entendimento para que possam ser base para os testes.
Podemos levar dois pontos em questão que podem levar a estoria ser mal escrita são:
*Estoria com descrição muito longa;
O ideal é a mesma ser como um Checklist, para que possa ser discutida durante a Planning Meeting.
*Confundir criterios de aceitação com casos de testes.
Varias Estorias em desenvolvimento :
One Piece Flow é a ideia mais utilizada nos processos ageis, eles utilizam a tatica de atacar todos juntos um unico problema.
Utilizamos esta tatica para poder ser um ponto de atenção para o não cumprimento das metas.
Estimativas Otimistas:
Um ponto que nunca levamos em consideração é que podemos ter estimativas erradas dentro dos projetos ageis, onde as estimativas são sempre positivas mas os resultados podem ser catastroficos.Por isso é importante lembrar durante planning meeting que o esforço de acabar um projeto é do time, o Scrum Master e o Product Owner são apenas facilitadores e esclarecedores das duvidas existentes.
Conclusão:
Neste trabalho apresentamos alguns problemas que podem ocorrer no processo de implantação do SCRUM em projetos visando assim obter um melhor desempenho do time e apresentar um software de qualidade e a satisfação do cliente.
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