1. Modelagem de negócios
Com a revolução da tecnológica a mesma passou a ser um ponto crucial na hora de elaborar estratégias e na formação de inteligência de negócios, aumentando cada vez mais o nível de exigência dos clientes de tecnologia que cada vez espera um retorno maior do seu investimento. Atualmente a empresa que possui um sistema de tecnologia eficiente e bem acoplado está à frente de suas concorrentes, para que seja possível a elaboração de um software eficiente é necessário entender a rotina da empresa a qual vai trabalhar.
2. Importância da modelagem de negócios
Com a evolução tecnológica as empresas começaram a ver a TIC (tecnologias de informações e telecomunicações) como novas fontes de investimentos e retorno, com isso a tecnologia esta em constantes mudanças sendo elas em escala pessoal como empresarial. O cenário competitivo atual obriga as empresas a pensarem em novas maneiras de gerenciamento, visto que estão diante de um novo mundo, novas políticas, novas formas de relacionamentos, novas organizações e uma nova economia.
O profissional de TI precisa compreender que esta área está voltada para a criação de ferramentas que será utilizado por diversas outras ciências, ou seja, as empresas estão investindo na área de TI para poder agregar valor e qualidade ao produto final.
3. O que é modelagem de negócios
Modelagem de negócios é a combinação de TIC com as estratégicas de negócios. Com isso foi criada uma nova classe o “analista de negócios”, pois para que haja esta combinação de forma efetiva é necessária a compreensão por completa das necessidades dos clientes, ou seja, é necessário compreender o dia-a-dia, as aplicações, equipamentos, expectativa do cliente e o resultado final.
As modelagens de negócios vão se basear no processo de negocio na organização Sommerville, que define esses processos como sendo processos usados para atingir algum objetivo de negócio. Como o citado em baixo:
· Domínio da empresa: Empresa de seguros.
· Processo de negocio: Emissão de apólice de seguros.
O resultado da modelagem de negócios são os modelos de negócios. Esses modelos refletem a representação de um conjunto de atividades que serão executadas para transformar entradas e saídas em trabalho. A modelagem de negócios resulta em analises e reflexões sobre a natureza do negócio e a forma como ela é executada.
4. Objetivos da modelagem de negócios
Podemos citar como principais objetivos da modelagem de negócios:
- Entender o negócio: Através de atividades de modelagem de negócios as equipes analisam e observam o dia-a-dia e os processos do cliente, para que seja feita a implementação do sistema
- Entender problemas atuais e sugerir melhorias: com a convencia no dia-a-dia a equipe tem uma visão diferenciada e pode sugerir otimizações mais eficientes para o problema atual do cliente
- Assegurar o entendimento comum sobre a organização e seu negocio: a equipe de modelagem e as pessoas que trabalham na organização necessitam entrar em um senso comum. Tendo noção do que o software irá gerar a empresa e o resultado final.
- Documentar os processos de negócios e capturar a relação entre esses conceitos: gerar artefatos técnicos a fim de mapear, validar e documentar os processos de negócios, ajudando não só a equipe, mas como a organização a encontrar falhas.
- Derivar os requisitos de sistema necessários para sustentar a organização: através dos resultados das modelagens de negócios, esta equipe de projetos pode derivar os requisitos de sistema para apoiar a organização
5. Notações para modelar processos de negócios
Notação de modelagem de processos de negócios é uma linguagem gráfica ou textual para representar um conhecimento ou domínio. Atualmente esta sendo mais utilizadas as notações de UML e BPMN.
5.1 UML (unified modeling language)
É uma linguagem padronizada para documentar projetos de software. A linguagem prove de uma lista de diagramas para representar diferentes visões do sistema. Na UML podemos utilizar o Diagrama de atividades com finalidade de destacar a lógica de realização de um tarefa, mostrando o fluxo entre atividades e a seqüência dessas como suporte para comportamentos. Elementos do diagrama de atividades são:
- Atividades representam tarefas ou sub-atividades de um processo
- Transições: quando o fluxo de controle passa para outra atividade
- Decisões: são caminhos alternativos no fluxo de controle das atividades, pode ser uma bifurcação ou união
- Barras de sincronização: utilizadas para sincronizar atividades em processos
- Raias: utilizadas para mostrar responsabilidades
5.2 BPMN (business process modeling notation)
Mais utilizados para organizações e processos maiores e complexos. A especificação da notação BPMN prove uma notação gráfica para expressar os processos de negócios em forma de diagrama de processo de negócios, o objetivo da BPMN é dar suporte ao gerenciamento de processos de negócios. A notação esta agrupadas nos seguintes grupos:
- Objetos de fluxos: são os principais elementos gráficos para definir o comportamento do processo de negócios são eles: atividades eventos e decisões.
- Objetos de conexão: conectam objetos de fluxo: fluxo de seqüência, fluxo de mensagem e associação
- Swinlanes : servem para agrupar elementos do processo, normalmente associados a unidades organizacionais, departamentos e grupos
- Artefatos: são usados para fornecer informações adicionais sobre o processo. Existem quatro artefatos padronizados, mas o fabricante de software esta livre para adicionar quaisquer outros artefatos.
6. Ferramentas
As ferramentas mais comuns para a criação da modelagem de projetos são:
UML
- Astah community e a starUMl
BPMN
- iLog, IntalioBPMS, BizAgi e billfish
Nenhum comentário:
Postar um comentário